20.9 C
Campinas
sexta-feira, abril 4, 2025
HomePoliticsSTF com relator especial para liberdade de expressão da CIDH

STF com relator especial para liberdade de expressão da CIDH

Pedro Vaca e equipe foram recebidos pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, e pelo ministro Alexandre de Moraes – Foto: Antonio Augusto/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e o ministro Alexandre de Moraes receberam nesta segunda-feira (10) o relator especial para liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Pedro Vaca.

O ministro Barroso iniciou a reunião contextualizando o conjunto de fatos ocorridos no país que colocou em risco a institucionalidade e exigiu a firme atuação do Supremo. Entre estes fatos estavam incluídos discurso de parlamentar que defendia a agressão a ministros do Supremo, juntamente com inúmeras ofensas, e situações de risco democrático, como a politização das Forças Armadas, os ataques às instituições, além do incentivo a acampamentos que clamavam por golpe de Estado. Esse conjunto de fatos resultou nas invasões dos prédios dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

O ministro Barroso descreveu ainda que, de acordo com a imprensa, novas investigações teriam revelado uma avançada articulação de golpe de Estado, inclusive com planejamento da morte do presidente da República, do vice-presidente e de um ministro do Supremo.

Também participou da reunião o ministro Alexandre de Moraes, a convite do presidente. O ministro Alexandre expôs o contexto de todas as investigações e narrou, detalhadamente, as circunstâncias que levaram à suspensão da rede social X, após descumprimento reiterado de decisões do Supremo e retirada dos representantes no Brasil.

O ministro Alexandre expôs ainda que cerca de 1.900 pessoas foram denunciadas após os ataques de 8 de janeiro e que, atualmente, 28 investigados têm perfis em redes sociais bloqueados por ordem do STF – oito no inquérito que apura ameaças ao STF, 10 no inquérito dos atos antidemocráticos e 10 no inquérito que apura tentativa de golpe de Estado.

Entre as pessoas denunciadas, cerca de 450 foram condenadas, e cerca de 600 acordos de não persecução penal foram firmados, no caso de crimes menos graves.

O ministro Alexandre de Moraes esclareceu ainda que, ao longo dos últimos cinco anos, cerca de 120 perfis foram bloqueados, desfazendo a narrativa de um quadro generalizado de remoção de perfis. Em todos esses casos, houve acompanhamento da Procuradoria-Geral da República e das defesas, tendo havido mais de 70 recursos julgados em colegiado. Ou seja, em nenhum caso, os processos foram de natureza secreta para as partes envolvidas.

A reunião transcorreu em clima cordial, e o presidente ressaltou que tudo no Supremo é feito com absoluta transparência e colocou-se à disposição para qualquer esclarecimento superveniente necessário.

Subscribe

RELATED ARTICLES

Villa Doro Pizzaria - ADS

A verdadeira pizza, do jeito que você ama!🍕 ⏰| Segunda á Domingo 📍|Av. Brasília, 1050 Villa Bressani - Paulínia

Contatos: 3217-2707 - 3217-2717 - 3363-0677

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Campinas
nuvens quebradas
20.9 ° C
20.9 °
20.9 °
94 %
0kmh
75 %
sex
23 °
sáb
22 °
dom
21 °
seg
25 °
ter
28 °
- Advertisment -

Watches and Wonders Geneva 2025 – Official Inauguration

0
Watches and Wonders GENEVA, in Geneva, Switzerland, Tuesday, April 1, 2025. The Master Event of the Watches and Wonders ecosystem brings together the leading...

HAEVN

Most Popular

-50%

Product name

$ 5$ 10 /mo
Add an Introductory Description to make your audience curious by simply setting an Excerpt on this section.
  • Feature 1
  • Feature 2
  • Feature 3

Subscribe